ACESSAR:
Decoração de Apartamentos Pequenos

30 de Junho de 2014

Apartamentos pequenos estão cada vez mais comuns, todos os meses construtores de edifícios lançam apartamentos entre 30 e 60 metros quadrados, são realmente espaços pequenos, mas devido a alta demanda no mercado por localizações em grandes cidades, e o sonho de muitos habitantes pelo primeiro imóvel, a venda de imóveis pequenos cresce a cada dia.

Nos apartamentos pequenos você deve ter a capacidade de colocar diversas funcionalidades de uma casa em pouco espaço, como sala de estar e sala de jantar agregadas (no caso de aptos com mais de 46 m²), ou cozinha e sala agregadas (no caso dos com menos de 35 mº), entre outras combinações de espaços.

Neste artigo compartilharemos dicas para superar o desafio do espaço nesses ambientes, e fotos de decoração para inspirar!
O 1º passo para Decorar apartamentos pequenos

O primeiro item é Planejamento, aproveite as dicas desse artigo e anote todos seus desafios na decoração de seu apartamento (seguido das possíveis soluções, com prós e contras). Com tudo anotado vai ser mais fácil tomar as decisões corretas e ficar feliz com o resultado final quando seu apartamento estiver prontinho.
22 Dicas e truques dos experts em decoração:
1 – Use espelhos

Usar Espelhos é um grande truque dos arquitetos para dar mais leveza e suavidade em um ambiente pequeno, eles transitem espaço, e dão uma sensação agradável aos moradores e convidados do apto. Pode ser usado desde um grande espelho (o opção mais comum), ou pequenos espelhos usados em conjunto.

Limpeza é fundamental, deixe-os sempre limpinhos, pois será um ponto de referência e atrativo da casa. Outra dica é usar espelhos nas laterais de corredores, parem parecerem maiores.
2 – Cores Claras

Não precisa ficar apenas no branco convencional (sua casa não precisa ficar com cara de escritório!), mas use cores claras para dar uma melhor sensação de espaço nos ambientes pequenos.
3 – Compartimentos secretos

Você pode usar recipientes para organizar as coisas com mais praticidade, ao invés de deixar tudo jogado pela casa. Existem móveis, como poltronas, sofás e camas com compartimentos segredos para guardar os objetivos. Mas tome cuidado para não abusar e usar móveis grandes demais.
4 – Simplifique suas coisas

Não guarde coisas que não usa, elas ocupam muito espaço em seu apto, e são inúteis! Uma dica é: se tem algo que você não usa nos últimos 3 anos, é inútil, faça uma doação ou coloque a venda na internet.
5 – Janelas grandes e sem bloqueios

Tenha uma janela grande para facilitar a circulação de ar, e não as cubra com janelas de metais, ou matérias semelhantes, que bloqueiem a entrada de luz e ar. Algumas janelas de madeira ou metal podem bloquear 50% da entrada de ar e luz, isso é um grande erro em apartamentos pequenos. Caso preciso proteger as janelas das crianças e animais, use cercas de proteção que tem a função de bloquear acidentes, porém não impedem a entrada de luz e ar.
6 – Poucos móveis e nada de bugigangas

Evite usar móveis muito grandes como estantes, elas são horríveis para espaços pequenos, use uma estante pequena e baixa, ou um painel; e não deixe muitos objetos decorativos espalhados casa ou pendurados nas paredes, elas vão dar uma sensação ruim de muita bagunça.
7 – Eletrodomésticos e eletroeletrônicos compactos

Atualmente a tecnologia vai te ajudar muito, opte sempre por TVs de LCD bem finas, elas serão um grande aliado, porém não compre TVs muito grandes para não cansar os olhos dos moradores, já que em um apto pequeno elas terão que ficar muito perto da TV. Use também Notebooks e Tablet no lugar de computador, isso poupara muito espaço. Tenha a tecnologia a seu favor!
8 – União entre cômodos com vidro

Em muitos apartamentos pequenos a cozinha e a sala são unidas; nesse caso ao invés de subir uma parede inteira, opte por subir apenas metade da parede, como um tipo de cozinha americana, e feche o restante com vidro transparente, isso vai dar uma sensação de espaço maior tanto para cozinha quanto para a sala, e ainda assim manter a organização e a sensação de divisão.

9 – Abuse da modernidade

Use móveis modernos, cortinas modernas, tudo moderno. Embora os móveis antigos sejam lindos, fica mais difícil (embora não impossível) adaptá-los aos apartamentos pequenos.

10 – Sofás estratégicos
Use no máximo um sofá de 3 lugares, somado a uma poltrona ou 2 puffs. Não use 2 sofás grandes (3 + 2 lugares) pois seu ambiente ficará muito apertado, seus convidados não terão espaço para respirar, e provavelmente você bloqueará algumas das janelas, perdendo a visão de pé da área externa. Você também pode obter por um sofá cama, caso o quarto não seja suficiente para abrigar todos os moradores da residência, ou caso ainda não haja quarto (situação comum em quitinetes). Outra dica é escolher sofás e cadeiras de braços abertos e pernas expostas.
11 – Plantas

Trazem vida ao apartamento, em locais pequenos podem ser penduradas no teto ou na parede através de ganhos especiais, lembre-se que devem ser colocadas em um local aonde chegue o sol, ou compre plantas que não precisem na luz solar para sobreviver.
12 – Porta revistas multiuso para organizar

Pode ser usado um apoio de pé, com porta revistas embaixo, ou um mesa de café também com suporte embaixo para revistas; o espaço pequeno exige acessórios com múltiplas funções.

fonte:http://casabemfeita.com

http://casabemfeita.com

© AutoCentroImóveis. Todos os direitos reservados.
Nota Importante
O AutoCentro Imóveis não é imobiliária, não faz corretagem, não vende, agencia ou recebe comissões sobre a venda de imóveis. O contato deve ser feito diretamente com o responsável pela venda, clicando sobre a oferta e em seguida escolha uma das opções de contato com o vendedor. O AutoCentro Imóveis não se responsabiliza pela disponibilidade, valor divulgado ou dados anunciados no imóvel.

SUBIR